A UNEB inicia mais uma etapa do processo de elaboração da proposta de seu novo Estatuto. Entre os dias 21 e 24 de outubro, no Campus I da Universidade, em Salvador, acontecerá o Congresso da Estatuinte.
O evento reunirá os(as) delegados(as) indicados pelos departamentos, além dos(das) delegados(as) vinculados à Administração Central e Entidades Representativas da instituição, de acordo com a metodologia de operacionalização da Estatuinte normatizada pela Resolução do Conselho Universitário (Consu) nº 1.594/2023.
A Comissão Central, composta pela Portaria nº 795/2024, sistematizou os documentos oriundos da Etapa Territorial em um único documento que será agora apreciado pelo Congresso Estatuinte, com a finalidade de analisar e aprovar a proposta do novo Estatuto da UNEB e, posteriormente, encaminhar a minuta aprovada ao Consu.
O Congresso Estatuinte é a terceira e última etapa do Processo Estatuinte na UNEB, que teve seu início em setembro de 2023, com a realização da Etapa Local, responsável em proporcionar a toda comunidade universitária e comunidade externa a participação em diálogos e contribuições sobre o principal documento que rege o funcionamento da Universidade.
A Etapa Local foi concluída em junho deste ano, sendo seguida pela Etapa Territorial, realizada no último mês de agosto, que consistiu no momento em que os nove territórios, através de suas comissões territoriais, consolidaram as contribuições recebidas.
O Processo Estatuinte da UNEB reafirma o compromisso institucional na elaboração de um documento que reflita a sua atuação na educação superior pública, primando pela indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, qualidade, inclusão de todas as pessoas no cumprimento de sua missão e responsabilidade social se consolidando como a Universidade de Toda a Bahia.
Texto: Leandro Pessoa/Ascom